Câmara da Ribeira Grande insiste num Orçamento que não promove a melhoria da qualidade de vida no concelho

PS Açores - 27 de outubro, 2017
O Partido Socialista da Ribeira Grande manifesta a sua preocupação, face ao conteúdo insuficiente da proposta de Orçamento da Câmara Municipal para 2018, pois este representa uma total estagnação do desenvolvimento do concelho.

É cada vez mais notória a falta de estratégia deste executivo. Nos últimos quatro anos pouco foi feito ao nível do desenvolvimento sustentável do concelho, tendo apenas beneficiado do crescimento dos fluxos turísticos que chegam aos Açores e do trabalho desenvolvido pelos empresários do concelho.

O orçamento para 2018 limita-se a realizar ações de curto prazo, promovendo a realização de despesas com festas e eventos, cujo montante ascende a 500 mil euros, e que teimam em não aparecer descriminadas nos documentos do orçamento.

Infelizmente, continuam por executar investimentos estruturais, como a marginal da cidade - que não terá qualquer avanço para além da obra atual -, assim como o caminho da Tondela que foi linearmente excluído do plano camarário para 2018.  Esta opção adia, uma vez mais, o crescimento económico do concelho e revela falta de vontade em levar a cabo a redução de impostos paras as famílias e para as empresas.

O PS considera igualmente grave o facto de nem sequer constar neste orçamento, as promessas eleitorais propagandeadas pelo atual executivo e votadas pelos Ribeira-grandenses.

Apesar do concelho da Ribeira Grande apresentar um potencial turístico enorme, pelos seus recursos naturais únicos (comprovado pelos inúmeros estudos realizados e “pagos a peso de ouro”), continuamos a ter problemas graves como a falta de saneamento básico em muitas ruas e localidades; infraestruturas insuficientes e danificadas; desemprego; problemas de saúde pública em praias emblemáticas e locais de elevado interesse turístico; entre outras necessidades diárias que carecem de uma resposta urgente.

Face ao exposto, não restam alternativas ao Partido Socialista da Ribeira Grande a não ser votar contra a proposta de orçamento apresentada, pois não cumpre a sua função principal, que consiste na satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida dos Ribeira-grandenses.

O Partido Socialista da Ribeira Grande irá fiscalizar o trabalho desenvolvido e propor medidas que promovam, de facto, o desenvolvimento sustentável do concelho.